Nesses últimos dias, está acontecendo uma verdadeira luta entre as companhias aéreas e as de telecomunicações sobre o aumento do 5G nos EUA. As empresas de aviação afirmam que essa tecnologia pode ser um perigo muito grande para os voos. Pois, ela pode interferir na segurança dos aviões e causar desvios nas rotas.
Desde o início, a indústria de aeronaves sempre alertou ao risco e pediu que adiassem o lançamento da 5G. Por isso, as operadoras AT&T e Verizon concordaram em implantar a nova rede no dia 5 de janeiro. Mas, o lançamento foi adiado outra vez e está previsto para o dia 19 de janeiro.
Veja: Tecnologia 5G: descubra mais sobre o serviço VoNR da Tim
A principal queixa é que a extensão da 5G Banda C pode interferir nos aparelhos mais sensíveis do avião, como o altímetro do rádio. Assim, essa intervenção pode dificultar ações de decolagem ou de pouso. Por isso, a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) declarou que essa situação não é segura e precisa de um processo mais longo.
Enfim, os grupos que apoiam a rede 5G afirmam que, não houve nenhum problema com a segurança aérea em outros países que usam essa rede. Além dessas informações que você viu sobre as polêmicas da 5G, você vai saber também informações dela aqui no Brasil. Portanto, fique na página e descubra as promessas que essa rede promete.
Situação do 5G nos EUA e no Brasil
Hoje, a Banda C do 5G dos EUA tem alcance máximo de 3,98 GHZ, que chega perto da frequência dos medidores de altitude do avião. Por isso essa preocupação toda por parte das companhias aéreas é pela grande aproximação entre a rede e os altímetros. Esse equipamento mede corretamente a distância entre a aeronave e o chão, principalmente na hora do pouso, ajudando no campo de visão.
Além do mais, o que causa mais receio é que os Estados Unidos possuem uma faixa de segurança mais curta que outros lugares do mundo. Mas, já no Brasil é situação é melhor. Nós temos uma rede diferente que funciona até 3,7 GHZ. Portanto, isso nos oferece menos riscos e melhores condições.
Enquanto no território americano as empresas de aviação estão no impasse, algumas brasileiras já se aprontaram para fazer testes, como a Embraer. A empresa disse que está estudando sobre os possíveis impactos que a 5G pode causar nos aviões. Além disso, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) está disposta a contribuir na pesquisa com a Anac.
Confira: Tecnologia 5G: descubra mais sobre o serviço VoNR da Tim
Ao que tudo parece, aqui não estamos com impossibilidades, mas com a abertura a essa nova tecnologia. Inclusive já houve leilão da 5G e a previsão é que ela comece a funcionar nas capitais do país até julho de 2022. Assim, o mercado de smartphones já se prepara para lançar novos aparelhos que conectem com a nova rede.
Afinal, o que é e como funciona a tecnologia 5G?
O 5G é a quinta geração que dá acesso à rede de internet móvel. A ideia é usar o melhor espectro de rádio e fazer com que mais dispositivos móveis possam ter mais acesso à rede na mesma hora. Segundo especialistas, o 5G vai permitir mais de 1 milhão de pessoas em conexão por metro quadrado. Por isso, o objetivo é deixar tudo conectado, como celulares, automóveis, micro-ondas, câmeras de segurança, etc.
O que vai mudar?
Sem dúvidas, a velocidade da internet será o diferencial. A tecnologia trará ainda mais velocidade para baixar e enviar arquivos, maior alcance e conexões menos instáveis. Diz-se que a conexão da Banda C do 5G é vinte vezes maior que a do 4G. Não é incrível? Enquanto a velocidade média do 4G é 45 Mps, a do 5G chega tranquilo a 1 Gbs.
Mas, se engana quem pensa ser somente a rapidez que ela traz. A tecnologia 5G é uma promessa que vai afetar todos os campos da sociedade, mais do que já foi. Por isso, é provável que substitua as redes de wi-fi domiciliares, vai conectar muitos aparelhos inteligentes e será um atrativo para os gamers. Além disso, você vai contar com vídeo chamadas mais estáveis, sem interrupções enquanto conversa com um amigo.
Bom, algo que promete mudanças tão grandes no mundo não poderia deixar de ser motivo de discussão, assim como viu entre as empresas de telecomunicações e as companhias aéreas. Justamente pela tecnologia 5G ser um grande potencial, é certo que haverá muitos projetos sobre a mesma. O que será do mundo nos próximos anos não sabemos, mas ele será muito diferente dos dias de hoje.