A palavra programação é bastante presente na internet. Em especial após o período de isolamento social, em que a internet funcionava como meio de comunicação, de trabalho e lazer.
Portanto, saiba mais sobre o que é programação, a importância que ela tem, conceitos da programação e o futuro dela. Confira!
O que é programação?
A programação é o ato de se comunicar com os computadores. Ou seja , é a linguagem usada para dar comandos aos computadores e outros dispositivos eletrônicos. Isso acontece porque os computadores são capazes de executar funções de uma forma muito rápida, o que faz parecer que eles são de fato inteligentes.
No entanto, na realidade alguém está escrevendo esses comandos, em forma de códigos, que as máquinas são capazes de ler. Por esse motivo é preciso definir instruções claras para os computadores, de todas as etapas do trabalho a ser realizado.
É a programação que permite que as máquinas executem tantas tarefas e automatizam tantos processos complexos. Confira um pouco mais sobre a importância da programação e como ela afeta o seu dia a dia.
Qual a importância da programação?
A programação torna funções complexas e de difícil realização em funções simples do dia a dia. Dessa forma, uma das principais utilidades dela hoje em dia é apenas facilitar a vida das pessoas. Pense na importância que o seu computador, o seu celular e até mesmo uma calculadora têm no seu cotidiano. Todos esses aparelhos somente funcionam a partir de uma programação.
Portanto, saber a linguagem para dar instruções aos computadores é algo que mudou a forma como usamos a tecnologia.
Assim, os sites que você acessa, a calculadora que você usa, os aplicativos que você tem em seu celular, as redes sociais e toda a tecnologia e internet somente são possíveis a partir desses comandos. Ou seja, foi a partir da programação que a vida se tornou digital.
Conceitos da programação
A programação possui diversos conceitos principais, e que contribuem para o entendimento dessa linguagem. Confira os conceitos de código fonte e algoritmo, muito presentes no dia a dia de qualquer pessoa que usa a internet, e o que cada um deles significa.
Código Fonte
Código fonte é o conjunto de algoritmos escritos de maneira ordenada, na linguagem da programação, para dar uma instrução ao computador. Dessa forma, o código fonte possui todas as instruções para que o computador funcione de maneira correta e exerça as funções necessárias.
Quais são os tipos de linguagens de programação?
Assim, um programador consegue também mudar a forma de funcionamento de um certo software ou dispositivo. Assim como colocar ou tirar funções e fazer alterações de várias espécies, se ele tiver acesso ao código fonte.
Dessa forma, tudo que existe no universo digital tem um código fonte.
Algoritmo
O algoritmo, por sua vez, é uma sequência de instruções dadas ao computador para alcançar um objetivo. Ou seja, é como uma receita de bolo, que o computador deve seguir os passos para chegar ao resultado final esperado. Dessa forma, o algoritmo deve ter um objetivo certo a ser seguido, e vai crescendo para abarcar todos os cenários possíveis e diferentes situações.
Os algoritmos estão presentes em todas as redes sociais, um bom exemplo é a função de distribuir o conteúdo da rede de acordo com preferências anteriores do usuário, ou de acordo com aqueles que ele mais interage, como é o caso do Instagram.
Além disso, outro exemplo de uso de algoritmos na internet é o próprio Google. Ele elenca e posiciona os resultados de acordo com diversos fatores que definem a relevância para o usuário. Alguns exemplos são: o conteúdo das páginas, a localização do usuário, o tipo de aparelho, entre diversas outras variáveis usadas nos resultados das pesquisas.
Futuro da programação
A programação é uma das apostas de profissões do futuro. Afinal, o uso da tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e a programação é uma parte necessária desse processo.
Assim, cada vez mais as empresas estão contratando seus próprios programadores, assim como cada vez mais o mercado exige profissionais muito bem capacitados.
Dessa forma, alguns países e grandes empresas estão lançando programas de incentivo, para que jovens aprendam a linguagem dos computadores cada vez mais cedo. Assim como outras habilidades importantes para profissionais da área, como o pensamento crítico e a lógica aplicada ao dia a dia.