Existem diversas linguagens de programação, que estão em constante evolução. Esse tipo de linguagem foi criada para solucionar problemas da área da tecnologia computacional. Essas linguagens e a capacidade de dar comandos aos computadores mudaram a forma como usamos a tecnologia, em geral.
Por isso preparamos um guia sobre as principais linguagens de programação, como Java, Javascript, Python, PHP e Swift. Confira!
As principais linguagens de programação
As linguagens de programação são a forma de comunicação entre o programador e os computadores. Elas existem pela necessidade de dar comandos para que as máquinas exerçam funções.
Portanto, as linguagens são conjuntos de instruções claras e objetivas para que os computadores saibam como responder a um comando. Assim como exercer funções essenciais para o funcionamento da tecnologia.
Nesse sentido, existem diversas linguagens de programação hoje em dia, que servem em diferentes dispositivos para diversos propósitos.
Java
Java é uma linguagem criada em 1995 e hoje em dia ainda é uma das mais usadas do mundo. Ela é famosa pela orientação a objetos e bastante útil para rodar em qualquer dispositivo e em qualquer plataforma. Desde que ela possua a Java Virtual Machine (JVM) instalada.
Dessa forma, os softwares criados em Java são aceitos em plataformas como Windows, MAC, Linux, etc, sem a necessidade de alterações ou conversões complexas. Portanto, se trata de uma linguagem bastante abrangente para o desenvolvimento de softwares escaláveis e de uso em diversos tipos de sistemas operacionais.
Ela é também uma das linguagens mais usadas no desenvolvimento de aplicativos para Android, seja para tablets ou para celulares.
Javascript (programação)
Apesar de haver bastante confusão com o Java, o Javascript é uma linguagem de programação diferente. Ambas as linguagens possuem diversos aspectos em comum, por isso o nome parecido.
O que é programação? Entenda como funciona: Clique e confira!
O Javascript é uma linguagem criada para navegadores da web para proporcionar uma interatividade maior com os sites que o usuário acessa. Ela tem suporte para todos os navegadores do mercado, além de ser a principal linguagem de programação usada na Web. Dessa forma, quase todas as páginas da internet possuem um código em Javascript.
Além disso, é uma linguagem fácil de ser aplicada e que possui grande compatibilidade com diversos dispositivos e plataformas. Hoje em dia o foco do Javascript é o desenvolvimento de páginas da web, criação de jogos e aplicativos que são suportados por várias plataformas.
Python
A Python foi criada no início dos anos 90 e é classificada como uma linguagem de programação de alto nível. Isso justamente por suportar diversos formatos e contar com muitos recursos na programação. Empresas como o Google, a Netflix, o Youtube e até a NASA, usam essa linguagem na execução de tarefas críticas.
Apesar de ser uma linguagem de alto nível, é bastante simples e os programadores iniciantes são capazes de aprender. Isso acontece pois um de seus principais diferenciais é a legibilidade de códigos, uma escrita com códigos organizados e fáceis de entender.
Além de possuir o código aberto, fator que contribui para o desenvolvimento comunitário de softwares e novas funções.
Nesse sentido, essa linguagem da programação também atua bastante no desenvolvimento de inteligências artificiais e Machine Learning, que serão tecnologias em destaque no futuro.
PHP
O PHP é uma linguagem de programação bastante popular, além de atuar na programação de grandes empresas como Facebook (atual Meta), o Yahoo, a Wikipédia, entre outras que possuem grande presença na internet.
Ele possui open source, ou seja, é uma linguagem de código aberto. O que significa que facilita o desenvolvimento em comunidade de softwares e soluções em conjunto, assim como a Python. Além disso, ele também é considerado uma linguagem simples de aprender. Ele é muito útil em incluir funções em uma página da web, o que o HTML não consegue suportar. Por isso é bastante útil no desenvolvimento de páginas da web dinâmicas também.
Swift
E por último mas não menos importante, a linguagem usada em aparelhos da Apple, que contam com o sistema IOS. Essa linguagem é destaque justamente pelo sucesso da empresa que a utiliza. No entanto, apesar de ser o código de programação criado pela Apple, outras empresas também usam a Swift em suas bases de criação. Além disso ela é uma linguagem Open Source, assim como a Python e a PHP.
Além disso, ela possui compatibilidade com a linguagem de programação C, o que torna possível usá-la no Windows e em outros sistemas além do IOS.
O que é programação? Entenda como funciona: