Aplicativos Instagram e TikTok, agora terão assinatura paga?
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Aplicativos Instagram e TikTok, agora terão assinatura paga? Veja os detalhes

Os dois aplicativos mais populares no Brasil começam 2022 com novas atualizações! A partir de agora o TikTok e o Instagram passar a ter a assinatura premium. Assim, nesta sexta-feira, 28 de janeiro, vamos saber mais sobre os primeiros testes para a monetização nessas plataformas. Veja qual o futuro dessas redes sociais!

No Instagram, essa atualização está inaugurando o serviço “Instagram Subscriptions”, enquanto no TikTok poderá ser chamada como “gorjetas”. Segundo os gerentes das plataformas, os lucros do conteúdo cobrado iriam direto para o dono da conta. Por tanto, vamos falar sobre as próximas funcionalidades que estarão disponíveis para as redes sociais

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Aplicativos enquanto fonte de renda 

O Instagram e o TilTok foram os aplicativos mais acessados durante esse último ano, principalmente entre os jovens. Assim, diversas marcas já viram nisso uma oportunidade de negócio. De tal forma, os influenciadores digitais são pagos por diferentes empresas para promover seus produtos. Logo, são contas responsáveis por circular propagandas das diferentes marcas.

Vendo esse cenário enquanto uma oportunidade, os representantes de ambas as redes sociais viram uma alternativa a partir do dinheiro movimentado a partir das plataformas. Dessa maneira, surgiu, então, a ideia de fazer dinheiro diretamente com a plataforma. Os critérios para a implementação dessa nova funcionalidade varia conforme a plataforma. 

Aplicativos Instagram e TikTok, agora terão assinatura paga?
Aplicativos Instagram e TikTok, agora terão assinatura paga? / Créditos de imagem pixabay

Instagram

Seguindo os passos do Facebook, o Instagram lança a ferramenta “Instagram Subscriptions”. Assim, essa opção promete ser ideal para influencers que desejam aumentar sua fonte de renda. Logo, eles poderão lançar conteúdos que apenas pessoas com inscrição poderão ter acesso. Essa mudança promete deixar mais próximo influencer e seguidor.

O preço mensal por acesso a conteúdo será decidido pelo próprio criador. Até então, ele pode cobrar entre US $0,99 e US $99,99 mensais por usuário com acesso. Assim, os influencers poderão produzir post, live e story com acesso exclusivo apenas para assinantes. O valor e a transação monetária serão feitos pela plataforma, no entanto, quem estará no comando de tudo será o influencer.

Além de definir o próprio preço de seus conteúdos, o usuário também terá a opção de criar lives e stories exclusivos para assinantes. Isso não é tudo, ainda haverá a terceira distinção, o “Subscriber Badges”, todo usuário inscrito no pacote premium do influencer terá em seu perfil uma espécie de crachá. Esse crachá irá aparecer a cada novo comentário e mensagens que as pessoas forem receber.

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O co-gerente do Instagram garante que a plataforma não cobrará nenhum percentual das inscrições realizadas. Dessa maneira, essa rede social servirá apenas como um suporte aos criadores de conteúdo. Assim, Ashley Yuki promete que até 2023 essa será a principal diretriz do Instagram.

TikTok

A plataforma ainda não divulgou muitas informações sobre seus próximos passos. Apenas confirmou que também passará a contar com uma ferramenta de assinaturas. Dessa forma, há apenas especulações quanto às próximas alterações que a rede social irá sofrer. Até então a certeza de que essa funcionalidade será aberta apenas para contas com mais de 100 mil seguidores.

Em 2021 o TikTok foi considerado a rede mais visitada do mundo todo, logo ela não ficaria de fora das novas transformações que estão chegando às redes sociais. Ainda sem maiores divulgações quanto a essa inovação, a equipe da plataforma divulgou apenas que irá substituir os “presentes” que os seguidores dão aos influenciadores durante as lives  por “gorjetas”.

Aplicativos Instagram e TikTok, agora terão assinatura paga?
Aplicativos Instagram e TikTok, agora terão assinatura paga? / Créditos de imagem pixabay

Apesar de não estar dando muitas informações, os responsáveis pela plataforma já deixaram claro que estão aderindo lentamente à ferramenta de “tips”. Essa ideia permitirá que os seguidores não deem dinheiro ao influencer apenas quando ele estiver em live, mas sim na situação que bem entender.

O que esses aplicativos guardam para 2022

Apesar dessas mudanças já estarem sendo postas em ação, ainda há muitas dúvidas e especulações quanto ao assunto. A principal delas, é como ocorrerá a exclusividade para o assinante. Até que ponto a restrição do post para um grupo específico de seguidores não reduziria também o engajamento do influencer?

Essa preocupação é constante em todas as redes sociais que desejam monetizar a proteção de conteúdos exclusivos. No entanto, essa adaptação também dependerá diretamente dos próprios criadores. De tal modo, os  influencers devem equilibrar a produção de conteúdo para promover proteção e o conteúdo para a rede de apoio exclusivo.

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Aplicativos: brasileiros utilizaram ainda mais app em 2021
Aplicativos: brasileiros utilizaram ainda mais app em 2021 / Créditos de imagem pixabay

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