Em plena era digital, as pessoas contam com serviços que se tornaram imprescindíveis na rotina diária. Nesta segunda-feira, 7 de fevereiro, os serviços digitais se mantêm ativos e ajudam seus usuários em diversas atividades. Entre eles, o Whatsapp é uma ferramenta de uso comum. Dessa forma, pelo mensageiro, é possível fechar negócios e se comunicar com as pessoas.
Porém, o aplicativo de conversas costuma pregar peças. Com isso, milhões de brasileiros deixam de se comunicar pelo app instantâneo. Por isso, as pessoas perdem oportunidades que geram complicações e atrasos na rotina diária. Não é comum de acontecer, mas quando ocorre, não há o que fazer. Com isso, as pessoas precisam esperar o retorno da atividade e refazer possíveis prejuízos.
Confira: Aplicativos que monitoram passos, podem ajudar em sua saúde
Whatsaap está instável?
Na última quarta-feira, 2 de fevereiro, os usuários notaram algumas falhas no aplicativo. Com isso, pouco depois das duas da tarde, as pessoas relataram falhas que impediram o envio de mensagens e conversas. No entanto, de acordo com o Downdetector, serviço que monitora as atividades de aplicativos, não há informações se os sistemas Android e iOS foram impactados totalmente.
No entanto, o WhatsApp não forneceu mais detalhes sobre a situação. Desta forma, os usuários ficaram sem entender o motivo da instabilidade. Contudo, o serviço voltou a funcionar a partir das duas e meia da tarde do mesmo dia em que apresentou as falhas. Porém, as plataformas operacionais não relataram dificuldades, ao contrário dos usuários que comentaram o problema nas redes sociais.
Por que o WhatsApp falha?
O WhatsApp pertence à empresa Meta. Chefiada por Mark Zuckerberg, a gigante detém serviços de outras redes sociais como Facebook, Instagram e Messenger. Para tanto, ao adquirir o WhatsApp, Mark prometeu ao mundo que o serviço forneceria melhores condições para operar e reduziria qualquer possibilidade de falhas técnicas.
Porém, muitas pessoas recordam quando, em 2021, o aplicativo sofreu uma brusca interrupção. Com isso, além do WhatsApp, as redes sociais comandadas por Zuckerberg ficaram inoperantes por mais de seis horas. Dessa forma, muitas pessoas recorreram às antigas formas de comunicação. Nisso, as linhas telefônicas do país chegaram a congestionar, devido ao uso excessivo ou emergencial.
Leia também: Aplicativos: veja como fazer uma grana com apps em 2022
Para que serve o WhatsApp?
Lançado em 2009, o aplicativo pertence à empresa de tecnologia Meta. A ferramenta inovou na forma das pessoas se comunicarem instantaneamente de maneira on-line. No mais, o serviço permite enviar conversas, vídeos e outras mídias.
Assim, o WhatsApp é um aplicativo funcional e está disponível nas plataformas Android e iOS. Periodicamente, o serviço ganha novas aquisições para uso e recebe mais funcionalidades. Entretanto, o produto acabou sendo visto como uma forma fácil de aplicar golpes em usuários, como o famoso golpe de extorsão de dinheiro.
Como o WhatsApp funciona?
Para tanto, qualquer pessoa pode baixar o WhatsApp em seu celular. A plataforma utiliza a tecnologia criptográfica, que armazena o conteúdo das conversas e não disponibiliza que os dados dos usuários possam vazar. Porém, os hackers já conseguem se infiltrar nos códigos do aplicativo.
Com isso, o mensageiro é uma das plataformas mais utilizadas pelas pessoas. Hoje, conta com mais de 350 milhões de contas ativas pelo mundo e se tornou um serviço imprescindível para o dia a dia das pessoas. Dessa forma, falar ao telefone virou coisa do passado.
É possível evitar falhas?
Contudo, Infelizmente o WhatsApp está sujeito a problemas operacionais. Por ser um produto digital que conta com tecnologia moderna e eficiente, nem sempre é possível impedir que falhas aconteçam. No entanto, o serviço é simples para funcionar, mas depende de avaliações constantes que impeçam sua paralisação.
Mesmo sob o comando de uma das empresas mais modernas e equipadas do mundo, muitas pessoas reconhecem que o produto é instável. Por isso, os usuários reclamam de lentidão, queda de sinal de internet e falta de um suporte melhor na atividade da plataforma. Assim, muitas pessoas recorrem a aplicativos concorrentes, quando o WhatsApp apresenta falhas.
Quem é o dono do WhatsApp?
O WhatsApp faz parte do império de Mark Zuckerberg. O rapaz é visto como o todo-poderoso da era digital e implantou o serviço de forma eficaz e eficiente. Contudo, antes possuindo apenas o Facebook, uma das maiores redes sociais do mundo, não demorou para adquirir o Instagram e o aplicativo Messenger à seu conglomerado.
Entretanto, o executivo tentou comprar o Twitter, mas sua oferta foi em vão. Dessa forma, Mark Zuckerberg precisou se contentar com seus únicos brinquedos, antes de adquirir o WhatsApp. Com isso, contamos com serviços eficientes e mesmo com falhas, não reduzem seu valor comercial e funcional aos usuários.
Confira: Aplicativos que vão te ajudar a fazer uma renda extra