Cerca de 80% dos NFTs do OpenSea são fraudes ou plágios. Mas você sabe o que são NFTs? Essa sigla no inglês (Non Fungible Token), ou seja, Token Não Fungível. São tokens ou códigos de transferência com registro digital, que garantem autenticidade aos donos, eles funcionam como itens colecionáveis, que ninguém pode reproduzir, contudo, podem transferir para outra pessoa.
Quem trabalha com NFTs não pode trocá-los entre si, porque representam algo único. Um produto específico, que não pode ter substituição, ao contrário das criptomoedas e outros tipos de token. Por exemplo, um bitcoin é fungível, você pode trocá-lo por outro e ter exatamente a mesma coisa. Porém, se você trocar um cartão comercial por outro, terá algo completamente diferente.
Confira: Binance e os NFTs veja a principal relação
O que é OpenSea e como são as fraudes?
Atualmente, o OpenSea é o maior mercado de NFT do mundo.nfelizmente, a própria companhia anunciou, essa semana, que 80% dos NFTs criados na ferramenta são golpes. A informação foi divulgada após a empresa revelar que os usuários só poderiam “cunhar” o máximo de 5 coleções de NFT com a ferramenta gratuita.
“Tomamos todas as decisões com nossos criadores”, disse um representante do OpenSea. Porém, um pouco depois disso, eles voltaram atrás na restrição.
“Originalmente, construímos nosso contrato de vitrine compartilhada para facilitar a integração dos criadores, contudo, vimos recentemente o uso indevido deste recurso aumentar de forma exponencial, mais de 80% dos itens criados nessa ferramenta eram plágios, coleções falsas, spam.”
O OpenSea também afirmou que a decisão não foi tomada de forma fácil, além disso, eles se desculparam com os artistas e afins que utilizam a plataforma, pela mudança aparentemente precipitada. Eles acreditam que poderiam ter avisado antes. “Deveríamos ter conversado isso com vocês antes de anunciar”, disseram em nota.
Fraudes cada vez mais frequentes
Na última quinta-feira, 27 de janeiro, a revelação do OpenSea levantou um problema cada vez mais frequente no mercado de NFTs: as fraudes, essa artimanha está presente em todas as vertentes do capitalismo. E desde que ele existe. O golpista escolhe o artista em questão, rouba a obra e o encaminha para o OpenSea para obter lucro.
Recentemente houve denúncia sobre a lentidão da empresa para resolver fraudes de direitos autorais no mercado de NFTs. O alerta partiu de uma reportagem no Petapixel, além disso, vários artistas já relataram que a companhia on-line mostra pouco interesse em apoiar as vítimas. Talvez pela perda de lucros.
Como evitar esses golpes?
Antes de mais nada, a melhor forma de combater os golpes é através de informação sobre como evitá-los. As fraudes foram aumentando conforme crescimento do mercado e procura por NFTs, assim, por exemplo, eles estão cada vez mais presentes em jogos play-to-earn. Além disso, grandes desenvolvedores e publishers entraram no mercado, tais como Ubisoft, Square Enix e Konami.
Leia também: O que é a Blockchain? Veja como que funciona essa tecnologia
Logo, não faltam golpistas interessados em tirar dinheiro fácil de pessoas desavisadas. Então, não importa se você é um veterano ou novato no mercado de NFTs. Todos os usuários devem se atentar a algumas dicas de segurança, essa é a melhor forma de evitar cair em golpes.
Sites falsos de NFT
Uns dos principais golpes são os que os fraudadores aplicam através de sites falsos, este é o famoso phishing. Não há um site oficial para NFTs, os criadores podem escolher onde vendê-los e há muitos sites de negociação. Assim, golpistas se aproveitam disso e criam sites falsos para realizar essas negociações.
Acontece que nesses sites fraudulentos não há NFTs reais, geralmente, eles contêm apenas formulários on-line para registrar todas as suas credenciais. Em seguida, eles salvam os seus dados, dessa forma, os golpistas usam essas informações para acessar as suas carteiras e transferir as suas criptomoedas para eles.
Uma das dicas é: desconfie de preços muito baixos para uma NFT, além disso, verifique se o vendedor é verificado. Procure por qualquer marca de seleção azul ao lado do nome do usuário, verifique a listagem das propriedades da coleção e se o endereço de contato do NFT é o mesmo do site do criador.
Também há ferramentas que você pode usar para atestar se um site é falso, como o Scamadviser e o Trend Micro Check. No Scamadviser você pode digitar o endereço do site que deseja verificar e ele te avisará sobre qualquer falha no link. Já o Trend Micro identifica golpes com facilidade. Você envia os links, e ele os bloqueia automaticamente.
E-mails de phishing
Outra forma de se aplicar golpes é por e-mails de phishing, os golpistas fazem o envio de notificações falsas sobre ofertas relacionadas ao seu NFT, assim, eles atraem você para clicar no botão indicado para visualizar os detalhes. Por isso, é bom ficar de olho no remetente.
Além disso, eles também enviam alerta falsos de segurança. Assim, por exemplo, alguns dizem que você foi vítima de hacker ou que alguém tentou acessar sua conta, nesse caso, é melhor ir direto ao site, sem clicar em nenhum link, no próprio site é indicado verificar com o suporte técnico se realmente alguém tentou acesso. Contudo, é melhor trocar a senha de qualquer maneira.
Confira: Criptomoedas, europeus querem o fim da moderação do Bitcoin