Aplicativo do PIS: saiba como funciona o programa e o seu calendário
Aplicativos

Aplicativo do PIS: saiba como funciona o programa e o seu calendário

Receber abono salarial sempre traz alívio, afinal de contas é um dinheiro que não estamos contando com ele. Por isso, quando chega o PIS, a procura tende a ser sempre grande, você sabe se tem direito? Hoje vamos te mostrar como consultar o aplicativo do PIS

Esse costuma ser um período de muita procura pelos bancos e aplicativos que ajudam na consulta. Ou seja, todos os brasileiros que têm o direito de receber devem procurar o conhecimento e sacar seu benefício. Todos os anos, muitos brasileiros ficam sem receber por não saberem que podem. 

Você está no grupo daqueles que buscam informação, e isso pode fazer a diferença em seu orçamento. Vamos te passar todos os detalhes do PIS e do aplicativo, para você poder sacar seu benefício. Não demore a consultar, assim você pode planejar o que fazer com o valor do PIS.

Confira: os 5 melhores aplicativos grátis para assistir TV aberta pelo celular

Mas o que são o PIS e o PASEP?

O PIS que nada mais é do que um programa governamental voltado para as empresas do setor privado. Seu objetivo é o desenvolvimento do setor privado do País, e os trabalhadores contribuem para isso. E por contribuírem, acabam tendo alguns direitos, como o abono. 

Aplicativo do PIS: saiba como funciona o programa e o seu calendário
Aplicativo do PIS: saiba como funciona o programa e o seu calendário / Créditos de imagem pixabay

A sigla significa Programa de Integração Social. O alvo do PIS é a integração do empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa. E quem administra o PIS é a Caixa Econômica Federal, órgão que pertence ao governo federal. 

Já o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), esse como o próprio nome diz é para o setor público. Ou seja, os programas atendem a públicos diferentes. E o banco responsável é o Banco do Brasil, é ele quem administra. 

Mas quem tem direito aos abonos PIS e PASEP?

Apesar de ser um programa governamental, nem todas as pessoas poderão receber o abono. É necessário que você esteja no perfil pedido pelo governo, algumas pessoas não fazem parte do perfil atendido. Por exemplo, as pessoas que nunca tiveram um registro na carteira de trabalho. 

Desse modo, o abono é para os trabalhadores com carteira assinada que recebem até dois salários mínimos. Além disso, precisa ter exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias. Esse tempo de 30 dias refere-se ao ano retroativo ao do pagamento. 

Você pode gostar: Donald Trump lançou o seu aplicativo na Apple Store

Ainda mais, você precisa estar inscrito no PIS/PASEP por pelo menos 5 anos. É preciso estar com os dados atualizados pelo empregador no Rais (Relação anual de informações sociais). Sem isso você não terá direito ao abono, por isso, verifique essas informações antes de consultar seu benefício. 

Conheça o que determina a data de recebimento do abono

As datas são diferentes para os dois programas, é preciso atenção para não errar a data do abono. Enquanto o PIS agenda seus pagamentos pela data de nascimento, o PASEP agenda pelo número final da inscrição. São duas maneiras diferentes para os agendamentos. 

Ou seja, a pessoa com direito ao benefício precisa ficar atenta, se for do setor privado, o pagamento é pela data de nascimento. Agora, se a pessoa é do setor público, será pela numeração final da inscrição do PASEP. Antes de saber a data, a pessoa precisa estar com esses dados em mãos.

Quanto ao valor a ser recebido como abono, dependerá do tempo em que a pessoa esteve trabalhando no ano anterior. Se a pessoa esteve empregada por 12 meses, seu abono será de um salário mínimo. O valor vai diminuindo conforme o tempo em que a pessoa esteve empregada.

Conheça agora o calendário de pagamento em 2022

  1. Quem nasceu em Janeiro pode receber a partir de 08 de fevereiro. 
  2. Se você nasceu em Fevereiro pode receber já no dia 10 de fevereiro. 
  3. Contudo, se o mês que você nasceu é março, o dia do seu pagamento é 15 de fevereiro, ou após esse dia. 
  4. Mas, se o mês em que nasceu for abril, você recebe a partir de 17 de fevereiro. 
  5. Para as pessoas que nasceram em maio, o recebimento do abono começa no dia 22 de fevereiro. 
  6. Aos nascidos em junho, o pagamento será a partir do dia 24 de fevereiro. 
  7. Porém, se você nasceu em julho, o seu pagamento começará dia 15 de março.
  8. Àqueles que nasceram em agosto, eles poderão receber o benefício somente no dia 17 de março ou após essa data. 
  9. Entretanto, aos nascidos em setembro, o abono será pago a partir de 22 de março. 
  10. Para os nascidos em outubro, o pagamento do abono será pago somente dia 24 de março ou após essa data. 
  11. Contudo, os que nasceram em novembro receberão a partir de 29 de março.
  12. E por fim, os nascidos em dezembro poderão sacar seu abono no dia 31 de março, ou após essa data. 
Aplicativo do PIS: saiba como funciona o programa e o seu calendário
Aplicativo do PIS: saiba como funciona o programa e o seu calendário / Créditos de imagem pixabay

Conheça o Aplicativo para você consultar o abono de sua casa

Houve um período em que o trabalhador precisava enfrentar grandes filas para saber se tinha direito ao benefício. Desse modo, ele perdia muito tempo, além disso, ele precisava voltar outro dia, em outra fila para sacar. Hoje você consegue resolver tudo do conforto de sua casa. 

Você precisa apenas baixar o aplicativo Caixa Trabalhador, tanto para o Android quanto para o iOS ele está disponível. Após isso, clique em acessar, e faça o login com CPF e senha da caixa. Vá em consultas, e após Abono Salarial, e pronto, ali estará se você tem ou não direito ao PIS. 

Ou pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, basta fazer seu login, e após isso entrar em benefícios e abono salarial. Desse modo, você consegue descobrir se tem direito ao abono, e se ele está disponível. Se tiver disponível, o próprio aplicativo te mostra o que fazer para sacar. 

Confira: vagas na área de tecnologia, são disponibilizadas pelo Itaú

Vagas na área de tecnologia, são disponibilizadas pelo Itaú: confira
Vagas na área de tecnologia, são disponibilizadas pelo Itaú: confira / Créditos de imagem pixabay

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *