A tecnologia mudou, em um curto espaço de tempo, como as pessoas se divertem. Dessa maneira, assim como as redes sociais, aplicativos de streaming e videogames, o metaverso irá revolucionar as relações de entretenimento, de comércio e de propaganda. Portanto, confira os detalhes dessa tecnologia hoje.
O conceito de metaverso pode ser um pouco complicado de entender de primeira. No entanto, assim como outros termos tecnológicos que ficaram populares nos últimos anos, como ‘’NFTs’’ e ‘’criptomoedas’’, essa nova ferramenta promete mudar não somente o mundo dos games, mas também o do e-commerce. Por isso, é importante se atentar às novas tendências do mercado.
Confira: quer ser trainees na área de tecnologia? Empresas estão com vagas abertas
O maior objetivo das empresas no momento é a conexão entre o dispositivo de realidade virtual a algumas funções que podem auxiliar compras e vendas on-line. Nesse sentido, as principais áreas do mercado que podem ser impulsionadas são as que envolvem produtos que precisam de uma percepção maior de suas dimensões.
Mas, afinal, quais áreas são essas? A verdade é que a tecnologia pode ser aplicada para qualquer atividade. Sendo assim, os segmentos que irão poder utilizar o metaverso de modo produtivo são inúmeros. Contudo, a chance de os clientes preferirem as empresas que oferecem uma experiência mais completa é grande, assim, ser criativo e inovador é uma boa opção.
Metaverso no e-commerce
Eric Vieira, head do Grupo FCamara, explica que o metaverso pode revolucionar o modo como cliente e empresa se relacionam. Dessa maneira, as pessoas irão poder perceber texturas e tamanhos de produtos mesmo no conforto de suas casas. O Grupo FCamara é especialista em transformação tecnológica e consultoria digital.
Assim como no mundo dos games, o metaverso também vai poder criar uma realidade aumentada para o cenário dos negócios. Nesse sentido, com a ajuda dos óculos de realidade virtual, as possibilidades são diversas. Além disso, a tecnologia está se popularizando cada vez mais, o que permite que diversos públicos tenham acesso à ferramenta.
Leia também: monetizar através do metaverso? Veja os mercados promissores
Apesar de parecer recente, o termo ‘’metaverso’’ já estava presente em alguns livros de ficção desde 1992, como na obra de Neal Stephenson, ‘’Snow Crash’’. Então, após muitas tentativas, a tecnologia conseguiu, finalmente, sair do mundo imaginário e apareceu, primeiramente, no mundo dos jogos on-line. Roblox, Fortnite e Minecraft foram um dos primeiros a receber a novidade.
Dessa forma, os especialistas em tecnologia afirmam que, além de entretenimento e diversão, novas oportunidades de emprego também vão surgir. Estilistas virtuais, desenvolvedores de personagens e ‘’meta-ambientes’’, por exemplo, são uma das possíveis novas profissões do futuro. Desse modo, saber como se preparar para essas mudanças é de extrema importância.
Tecnologia para os negócios on-line
Para os empreendedores que possuem um negócio na área da moda, essa ferramenta tecnológica irá facilitar inúmeros fatores. Por meio do mundo ‘’meta’’, o cliente vai conseguir provar as peças de roupas, analisar os detalhes do tecido e conferir as medidas. Além disso, através do avatar virtual, é possível até mesmo perceber se a roupa ficou justa ou larga demais.
A venda de móveis também nunca mais será a mesma com o metaverso. No conforto de suas casas, os clientes vão poder enxergar cada detalhe do objeto a ser comprado, assim como tirar todas as dúvidas sobre suas características de modo instantâneo. Com isso, os funcionários também irão poder trabalhar de lugares distantes, alavancando o mercado de trabalho.
Se você empreende com o nicho de decoração, seus clientes irão adorar essa tecnologia. E, principalmente nesse segmento, o metaverso fará uma grande revolução, já que é possível fazer diversas combinações em poucos segundos no mundo virtual. Cortinas, tapetes e cores de paredes podem criar infinitas possibilidades, fazendo com que o profissional use a criatividade ao seu favor.
Além disso, os corretores de imóveis também irão poder otimizar o tempo e a qualidade de seus atendimentos. Dessa maneira, o tour virtual pode substituir o do mundo físico e ajudar os clientes a analisar muito mais propostas de casas ou apartamentos. Portanto, podemos dizer que, até mesmo nas profissões já existentes, o metaverso causará grandes impactos.
Confira: SpaceX e Starlink vão aceitar a criptomoeda Dogecoin?