O ano de 2021 acabou, então agora começam a surgir as famosas retrospectivas. Diversos aplicativos, principalmente de streaming, trazem os principais produtos consumidos por seus usuários. De maneira individual e coletiva.
Dessa maneira, não poderíamos deixar de fora a retrospectiva com os aplicativos mais baixados no Brasil em 2021.
Não apenas a empresa indiana, EmizenTech, é especialista em desenvolvimento de software e análise de mercado, como também, divulgou uma lista com os aplicativos mais baixados no país em 2021.
Os dados somam as informações das plataformas iOS e Android.
Enquanto em diversos lugares do mundo, as redes sociais costumam dominar o topo dessa lista. No Brasil vemos um destaque maior para aplicativos de vendas.
Já o que surpreende, é o fato da rede popular, principalmente entre adolescentes, TikTok, não estar presente em nenhuma posição.
Então conheça os aplicativos mais baixados no país, e suas principais funcionalidades:
Aplicativos com mais de 1 bilhão de downloads
- Youtube: mais de 10 bilhões de downloads.
Sendo, atualmente, o principal aplicativo de vídeos no mercado, já não é de se assustar ver o Youtube no topo dessa lista. Já que na pandemia a plataforma ajudou a todos os festeiros de quarentena.
Através dela diversos cantores e DJ’s pelo mundo realizaram apresentações ao vivo. Além do crescimento dos Podcasts transmitidos em som e vídeo.
- Instagram: mais de 1 bilhão de downloads.
O Instagram não poderia estar em outra posição, se não, o top 3 da lista.
Sendo atualmente uma das principais concorrentes do TikTok, com a função Reels. Além de ser o queridinho dos brasileiros, é uma das principais redes sociais no mundo.
- Telegram: mais de 1 bilhão de downloads.
Diferente do popular Whatsapp, o Telegram, traz entre os diferenciais do aplicativo: grupos com número ilimitado de membros e canais de comunicação.
Além disso, há a possibilidade de se manter ‘visível’ para pessoas próximas. Possibilitando que você conheça novas pessoas e expanda seu círculo de amizade.
TikTok foi o aplicativo mais baixado do mundo! Clique e veja
Aplicativos com mais de 100 milhões de downloads
- Shopee: mais de 100 milhões de downloads.
Um dos grandes destaque entre os aplicativos de vendas de 2021, cresceu de forma surpreendente esse ano. Assim como abriu as portas para lojas e produtos brasileiros.
Como resultado, em novembro de 2021, a empresa anunciou a construção do seu primeiro centro de distribuição no Brasil, em São Paulo.
- Kwai: mais de 100 milhões de downloads.
Anunciando esse ano um parceria com a editora Panini, durante a Copa América, com o álbum de figurinhas virtual, e prêmios de até R$8 mil.
Não apenas conquistou os brasileiros, como também garantiu parcerias com atletas e jornalista de esportes.
- SHEIN: mais de 100 milhões de downloads.
Não só se popularizou entre o público feminino, pelos seus preços acessíveis. Como também a varejista chinesa está atualmente entre os aplicativos de vestuário mais utilizados entre os brasileiros.
Aplicativo com mais de 1 milhão de downloads
- iFood: mais de 50 milhões de downloads.
A rede de entrega de comidas deu um grande salto em suas funcionalidades esse ano.
Não apenas, temos a facilidade de ter serviços de farmácia, mercado, pet shop e depósito de bebidas. Portanto temos tudo em um só lugar. Como também, a plataforma sempre se mantém atualizada de cupons para seus usuários.
Afinal, qual brasileiro não adora um cupom de desconto?
- gov.br: mais de 10 milhões de downloads.
Então igualmente ao site governamental, o aplicativo gov.br, ajuda os usuários com diversas funcionalidades. Bem como a possibilidade de consultar seus dados e documentos digitais, como CPF e CNH digital.
Além do seu certificado de vacinação, e acesso direto ao site, para outras funcionalidades.
- ConecteSUS: mais de 10 milhões de downloads.
Da mesma forma que o gov.br, o aplicativo se destacou pela possibilidade de ter acesso rápido ao seu comprovante de vacinação, direto na tela do seu celular.
Ou seja, podemos acompanhar todo o seu histórico de saúde como calendário de vacinas, exames, medicamentos, hospitais públicos próximos a sua localização, entre outros.
- Facily | Social Commerce: mais de 1 milhão de downloads.
Com a plataforma é possível encontrar itens como arroz, eletrònicos, maquiagens e afins. Para a compra ser concluída, é necessário que o grupo chegue a quantidade de usuários interessados.
Por fim, a plataforma não aceita cartão de crédito, mas libera o pagamento via pix.
A ausência dos gigantes
O que nos deparamos – após quase dois anos de pandemia – é a crescente procura por aplicativos de compras online. Diferente de outros anos, não se encontram na lista as redes sociais, como Facebook e TikTok.
Ou até mesmo os jogos mais populares, como Candy Crush e Coin Master.
Por fim, o que nos espera entre os aplicativos mais baixados de 2022? Continuaremos na crescente pelos aplicativos de compras online, ou veremos o retorno das redes sociais ocupando todo o top 5?
Sem dúvidas, muito ainda está por vir para o próximo ano.