Veja as capitais que estão aguardando a tecnologia 5G
Tecnologia

Veja as capitais que estão aguardando a tecnologia 5G

A tecnologia 5G está vindo para o Brasil para modernizar ainda mais a sociedade em que vivemos. Mas importante mesmo é saber se ela irá chegar na sua capital e quando essas mudanças vão começar acontecer. Confira todos os detalhes sobre esse assunto nesta sexta-feira, 4 de fevereiro.

Até agora, segundo o Ministério das Comunicações, que cuida de todos os processos para que o 5G entre em funcionamento no país, existem alguns lugares onde a infraestrutura pode suportar essa tecnologia. Além disso, essas capitais também já concordaram com os termos e leis para essa nova rede móvel.

Confira: A tecnologia enriquecendo o agronegócio: descubra mais sobre essa parceria

De acordo com o governo, Brasília (DF), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Natal (RN), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Palmas (TO), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Boa vista (RR), Vitória (ES) e Aracaju (SE) vão ser as primeiras a receberem a novidade. Entretanto, logo, mais capitais também vão estar prontas para o 5G.

Mas, afinal, por quê são poucos os lugares onde essa melhoria, de fato, irá poder acontecer? Na realidade, essa nova ferramenta precisa de algumas adequações para que tudo funcione da melhor forma. Além disso, assim como tudo que é novo, as leis e normas precisam ser aceitas pelos municípios, o que leva tempo.

Veja as capitais que estão aguardando a tecnologia 5G
Veja as capitais que estão aguardando a tecnologia 5G / Créditos de imagem freepik

Tecnologia 5G: vantagens e mudanças

Segundo as equipes que estão responsáveis pela implementação do 5G, todas as capitais do Brasil irão desfrutar dessa novidade até o começo de agosto de 2022. Além disso, em até 2029, todas as cidades, de acordo com as promessas dessas empresas, poderão ter estrutura para essa rede móvel.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse que a ideia do Governo Federal é que a internet esteja disponível para todos os brasileiros, o que poderia trazer muitos avanços para a economia e para o país, em geral. No entanto, devido à baixa infraestrutura nacional, esse pode ser um desafio muito grande.

Desse modo, uma das formas de facilitar esse processo seria através da melhoria da Lei Geral das Antenas. Esse conjunto de normas é responsável pelas licenças que possibilitam ou não as empresas substituir, ou construir novos espaços reservados para antenas de transmissão.

Vale lembrar que, em média, é preciso uma antena para 100 mil pessoas para o sinal 5G. Para o 4G, era necessário um número 10 vezes menor, o que faz com que essas companhias busquem novas alternativas. Portanto, um dos objetivos é aumentar o número de antenas, porém, com um tamanho mais compacto.

Leia também: 6 plicativos para esconder seus arquivos de mídia e apps no celular

Usos dessa tecnologia inédita

Em primeiro lugar, uma das maiores diferenças em relação ao antigo 4G ou LTE é a velocidade. O 5G pode carregar uma taxa de dados até 100 vezes maior que as antigas redes móveis. Sua banda larga é até 1000 vezes mais rápida considerando 1 unidade de área.

Outra vantagem é a latência extremamente baixa, o que é excelente. Essa novidade trará um tempo de resposta de até 1 ms, de modo a acelerar as comunicações entre as enormes distâncias do território brasileiro. E, além de tudo, a economia, no que diz respeito ao consumo dessas redes de transmissão, será muito alta.

O benefício maior está além da velocidade e da eficiência desse tipo de rede. De acordo com especialistas no assunto, a maior revolução será relacionada à grande conexão que outros aparelhos terão entre si a partir do 5G. Esse fenômeno se chama ”Internet das Coisas” e irá crescer muito nos próximos anos.

Veja as capitais que estão aguardando a tecnologia 5G
Veja as capitais que estão aguardando a tecnologia 5G / Créditos de imagem freepik

Desse modo, o cotidiano das pessoas poderá ficar muito mais conectado entre celular, carro, casa, televisão e tudo que possui alguma forma de se conectar à internet. Produtividade, organização e interatividade serão uma das maiores revoluções desse novo tipo de ferramenta, o que pode trazer enormes benefícios.

A grande nova revolução

Por conta de todas essas novas mudanças relacionadas ao 5G, economia, educação, saúde, entretenimento e outras diversas áreas da vida do ser humano sofrerão uma verdadeira revolução. Dessa maneira, a percepção do tempo e da velocidade e interconexão do virtual irão transformar a sociedade contemporânea.

A melhoria da mobilidade e dos suportes virtuais são um dos maiores agentes dessa transformação. A segurança digital também acompanha esse conjunto de benefícios, devido a um novo sistema de chips removíveis ou chips UICC. Essa atualização fará com que o dispositivo e a rede fortaleçam a segurança de ponta e de núcleo.

Por isso, reconhecer a grande nova revolução que acontecerá em breve é fundamental para que empresas e profissionais que utilizam a tecnologia não fiquem para trás na corrida da modernização. Portanto, o meio de trabalho também vai sofrer fortes mudanças.

Confira: como vão consertar o cabo de internet submarino que foi rompido?

Tecnologia: como vão consertar o cabo de internet submarino que foi rompido?
Tecnologia: como vão consertar o cabo de internet submarino que foi rompido? / Créditos de imagem pixabay

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *